8 Curiosidades sobre Portugal: Descubra os segredos do país lusitano!

Portugal é um país especial, repleto de caráter, peculiaridades e recheado de tradições culturais. Um país que acolheu 12,7 milhões de turistas só em 2017.

Vale lembrar que o português é o idioma oficial não apenas de Portugal, mas também do Brasil, de Cabo Verde, de Angola, da Guiné-Bissau, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe e da Guiné Equatorial. O idioma também é falado em Goa, na Índia, em Macau, na costa sul da China, e em Timor-Leste, no sudeste asiático.

Achou interessante? Então continue a leitura, pois neste post, vamos te contar 8 curiosidades sobre Portugal. Confira!

1. A livraria mais antiga do mundo está em Lisboa

Para uma nação apaixonada por livros, esse título é mais que justo. Datada de 1732, a Bertrand Chiado na Rua Garrett é a mais antiga livraria em funcionamento, um recorde oficializado pelo Livro Guinness dos Recordes em 2011.

The-Livraria-Bertrand

Com o passar dos anos, a marca Bertrand tornou-se um nome nacional e é agora a maior cadeia de livrarias em Portugal, com mais de 50 lojas.

Curiosidade sobre Portugal: O país também se encontra uma das mais antigas universidades do mundo, a Universidade de Coimbra, que foi inaugurada em 1290, tornando-a a mais antiga universidade da Europa.

2. Portugal é o Estado-Nação mais antigo da Europa.

Com o estabelecimento do Reino de Portugal em 1139, cuja independência foi reconhecida em 1143, e a estabilização das fronteiras em 1249, Portugal tornou-se o mais antigo Estado-Nação da Europa. 

Portugal-mais-antigo-da-europa

O fato é que enquanto o resto do continente sofreu guerras e revoltas que mudaram definitivamente suas fronteiras, o monarca mudou, o império mudou, estados modernos, democracias, repúblicas, ditaduras foram formadas, Portugal tem uma história muito mais tranquila. Portugal tem quase dez séculos de vida e essas fronteiras estão estáveis ​​desde o final do século XIII.

Então, sim, levando em conta o fator da estabilidade de suas fronteiras, Portugal fica de fato com a primeira posição.

Ah, e vale destacar: Lisboa é mais antiga que Roma. Isso aposto que você jamais imaginaria! Sendo assim, a cidade de Lisboa só perderia para Atenas, na Grécia.

3. Geografia e clima

Além do seu território chamado de Portugal continental, o país possui as ilhas dos Açores e da Madeira. Na sua área continental são 1.230 km de costa e belas praias.

Curiosidades-sobre-Portugal-Clima

No sul do país estão localizadas as praias com mais balneabilidade, já no norte, as praias são bastante ventosas e com águas mais geladas. Além do litoral e de planícies, Portugal conta com regiões montanhosas e diversos locais com neve no inverno, como a Serra da Estrela.

Se você quer saber mais sobre como é e funciona o país europeu, então não deixe de conferir o nosso artigo completo sobre: Como morar em Portugal

4. O Programa Golden Visa

Oficialmente chamado de ARI (Autorização de Residência para Atividade de Investimento), o Golden Visa, ou Visto Gold, é hoje o programa de residência por investimento mais bem-sucedido da Europa.

golden-visa-portugal-guide-gcs

Uma das principais vantagens do Golden Visa em Portugal é que o seu requisito de tempo de permanência no país Lusitano é muito baixo. É necessário passar apenas 7 dias em média durante o período de 5 anos. 

Após 5 anos com o ARI, o programa oferece um caminho para a cidadania e o passaporte português.

Por conta disso, é considerado o tesouro no fim do arco-íris para pessoas que querem usufruir dos benefícios de morar na Cidadania Europeia, mesmo sem viver permanentemente por lá.

Algumas curiosidades:

  • Desde outubro de 2012, foram investidos mais de 6.057.663.503,19 euros em fundos para o Portugal Golden Visa;
  • Desde outubro de 2012, € 5.471.573.948,60 foram atribuídos a um investimento imobiliário;
  • 10.170 investidores e 17.123 familiares beneficiaram do Portugal Golden Visa;
  • 9514, 90% dos pedidos de Golden Visa Portugal foram feitos por meio de um investimento imobiliário;
  • 617 Golden Visas foram concedidos para investidores em Transferência de Capital;
  • Um passaporte português permite-lhe viajar sem visto para 185 países.

5. Economia

Uma das curiosidades sobre Portugal é a respeito da economia. O país é uma referência quando o assunto é energia renovável. No primeiro trimestre de 2021, o país teve 79% de sua energia elétrica vindo de fontes renováveis, de acordo com a Associação de Energias Renováveis. As principais são a hídrica, a eólica, a solar e a de biomassa.

Economia-Portugal

Com grandes florestas, uma área de aproximadamente 737.000 hectares que as tornam uma das mais importantes do mundo, Portugal é também o rei indiscutível da cortiça.

Segundo a Associação Portuguesa da Cortiça, o país é o principal produtor mundial, com 100.000 toneladas por ano, ou seja, quase metade da produção mundial, e o principal exportador, com 62,4% das exportações mundiais.

6. Saúde pública

O serviço de saúde em Portugal possui uma cobertura universal e está disponível para todos os residentes portugueses. 

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) é financiado pelo Governo e os serviços básicos, com exceção de odontologia, são administrados por centros de saúde locais e regionais e hospitais.

Saúde-em-Portugal

O Sistema Público – através do Serviço Nacional de Saúde – não é totalmente gratuito, mas tem um grande aporte do governo. Por isso, as taxas pagas por quem necessita de algum serviço são moderadas. O seguro saúde é gratuito para crianças menores de 18 anos e pessoas acima de 65 anos.

Atendimentos de urgência ou situações específicas também não têm custos. Gestantes, pessoas de baixa renda ou com histórico de doenças graves têm isenção a taxas moderadas. Além disso, a medicação administrada durante um procedimento hospitalar é gratuita.

E em alguns casos, caso seu médico de família o encaminhe para um hospital particular, você irá pagar a mesma taxa equivalente ao valor cobrado em um hospital público.

7. Educação em Portugal

Se por um lado, no Brasil é preciso matricular os filhos em escolas privadas para ter acesso ao ensino de qualidade, em Portugal, o ensino público oferece boas condições e vem apresentando melhorias nos últimos anos.

Educação-em-Portugal

Claro que as escolas privadas apresentam diferenciais que não são oferecidos nas escolas públicas, como por exemplo, as atividades extracurriculares e plano individuais de acompanhamento dos alunos.

Embora muitos professores em Portugal falem inglês, o currículo público é ensinado em português. Se você e sua família não são falantes nativos de português, existem muitos recursos para ajudar as crianças a superar a barreira do idioma e apoiar o processo de aprendizagem.

Confira nosso post completo a respeito da educação em Portugal.

8. segurança em portugal

Classificado como o 4º país mais seguro do mundo e o 2º mais pacífico da União Europeia, um dos principais motivos para a escolha de se viver em um país é, sem dúvida, a segurança. 

Curiosidades-sobre-Portugal-Segurança

Todo esse resultado é de um forte investimento na segurança pública e uma grande coordenação de meios entre as várias forças, como a GNR (Guarda Nacional Republicana), a PSP (Polícia de Segurança Pública), o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e a Polícia Judiciária.

Um dos destaques na pontuação de Portugal é o gasto com violência, ela representa apenas 5% do PIB, um dos mais baixos entre os países analisados. O país também recebe uma boa pontuação no que se refere aos apoios sociais à população, que abrange desde a moradia, aos cuidados com a saúde.

Para saber mais, cheque nosso artigo: Como é a segurança em Portugal?

Como podemos ajudar?

Global Citizen Solutions é uma empresa de consultoria com anos de experiência no fornecimento de soluções personalizadas de residência e cidadania por investimento para famílias internacionais.

Com escritórios em todo o mundo e uma equipe dedicada e experiente, ajudamos clientes de todo o mundo na busca de oportunidades para atingirem o sucesso desejado.

Quer o seu foco seja um programa Golden Visa europeu, identificar oportunidades de investimento em imóveis e fundos, buscar assistência jurídica e tributária ou mudar-se para o exterior, possuímos o know-how necessário para lhe orientar nas tomadas de decisões.

Junto a um consultor dedicado, você poderá determinar seus objetivos, resolver suas dúvidas e estabelecer um caminho de sucesso para avançar.

Deseja falar com um especialista e saber mais sobre as suas opções de investimento para um programa Golden Visa? Nós podemos ajudar.

Clique aqui Arrow Icon

FAQ

Curiosidades sobre Portugal: O que é o Golden Visa Portugal?

O Golden Visa Portugal (ou Visto Gold Portugal) é o programa de cidadania por investimento ou residência por investimento mais atrativo da Europa.

Curiosidades sobre Portugal: Quem tem direito ao Golden Visa em Portugal?

Qualquer cidadão que não faz parte da UE (União Europeia), do EEE (Espaço Econômico Europeu) ou da Suíça tem direito ao Golden Visa e à residência em Portugal, desde que faça um investimento qualificado.

O programa Golden Visa Português é, sem dúvidas, um dos programas mais populares da Europa. Obter o Golden Visa em Portugal é fácil e muito mais barato que os outros programas de cidadania da União Europeia.

Curiosidades sobre Portugal: O que é regime tributário de “Residente Não Habitual”?

“Residente Não Habitual” é um regime tributário que oferece vantagens fiscais durante um período de 10 anos para pessoas que solicitam a residência fiscal em Portugal.

Para se qualificar, é necessário que o requerente não tenha morado em Portugal nos últimos 5 anos. Os titulares de Vistos Gold podem se qualificar para o Regime Tributário Não Habitual de Portugal (NHR em inglês).

Para um brasileiro que opte pelo programa, isso representa a possibilidade de reduzir (ou até mesmo isentar) a taxa de tributação sobre os rendimentos provindos de fora de Portugal, incluindo do Brasil, de forma eficiente e totalmente dentro da lei.